Notícias

Postado em 10 de Março de 2016 às 22h06

Definindo metas e objetivos alcançáveis

  • B4 Soluções -

Um dos grandes motivos das frustrações profissionais é a busca por metas e objetivos que não fazem parte da possibilidade empresarial, ou seja, são inalcançáveis. Não adianta planejar grandes metas em longo prazo se elas não forem estrategicamente estudadas, afinal, o sonho nem sempre é realidade.
A velha história de saltar em um precipício onde os pés não terão solo seguro é um dos fatores que fazem profissionais se arriscarem em projetos que vão além dos recursos e isso nem sempre é uma tomada de decisão vantajosa. Mesmo que você seja um líder excelente, conte com uma equipe de primeira – é fundamental aspirar decisões com base nos recursos, pois investir em algo sem saber se o retorno será como o esperado, pode ser um grande erro, independente do porte da sua empresa.
É claro que estabelecer metas futuras é uma das funções que todas as empresas precisam desenvolver, mas até chegar ao destino, há muitas questões a serem almejadas e elas podem até mesmo mudar o caminho que você irá trilhar até chegar à meta mais ambiciosa. O jovem costuma planejar como será a vida até os 40 anos, mas você já imaginou que antes disso há vários objetivos a curto prazo, que serão importantes para chegar ao nível de vida esperado na fase adulta? A paciência no ramo empresarial é um dos maiores valores, pois é através dela que as tomadas de decisões conseguem atingir objetivos e resultados que podem ser alcançáveis e, através deles, criar um caminho novo para as metas futuras.
Uma das maiores motivações de qualquer profissional é receber, afinal, ganhar dinheiro sempre será um dos retornos importantes de qualquer negócio. É por esse motivo que é fundamental não se prender a metas e objetivos inatingíveis, pois eles não vão trazer resultados e todo o trabalho acaba sendo desmotivado.

Definir metas alcançáveis para as empresas permite que em curto prazo todos os envolvidos comecem a sentir o retorno do trabalho, gerando maior motivação para as próximas metas.
Tenha muito cuidado para alinhar as expectativas do seu negócio, pois se elas não forem possíveis, todo o trabalho pode sofrer sérias consequências. As pequenas decisões podem levar você para um labirinto sem saída ou para uma alavanca, que mesmo começando com pequenos saltos, levará você para caminhos mais altos, mas com um passo de cada vez.
Objetivar que a empresa seja a número um em vendas em até dois anos pode ser uma grande meta, mas você já pensou que os riscos para chegar até lá podem comprometer os resultados? Não seria melhor definir pequenas metas em diferentes áreas, como por exemplo, estabelecer que a empresa seja a melhor em atendimento ao cliente? Esses pequenos passos são os pilares para concentrar toda a sua energia em busca do objetivo final. Antes de ser o maior, ou melhor, você pode desenvolver cada setor, pois a consequência das pequenas metas alcançáveis acaba sendo a aproximação do seu grande objetivo.
Ter paciência e caminhar em passos pequenos, possíveis e atenciosos é a chave para dar o grande salto, sem cair no meio do caminho.

E você, quais critérios usa para estabelecer as metas e objetivos da sua empresa? 


Contate-nos e agende uma conversa!
b4@ b4.net.br | www.b4.net.br | 49 3322 9214

Veja também

BI tradicional está fracassado, diz Gartner12/07/15 O Business Intelligence (BI) tradicional fracassou”, afirmou hoje (23) João Tapadinhas, diretor de Pesquisas do Gartner, durante evento realizado pelo instituto em São Paulo. Segundo o executivo, as empresas não podem mais trabalhar com ferramentas antigas diante da sofisticação da tecnologia analítica, principalmente com o avanço da computação em......
A importância do planejamento24/04/16 Felizmente, o planejar é realidade cada vez mais comum nas empresas brasileiras, e tanto nas pequenas e mesmo nas grandes corporações, há gestores responsáveis por uma série de projetos cujo planejamento e......
Qual a sua necessidade? E da sua empresa ?19/07/15 Sua empresa busca uma solução específica para resolver cada um dos itens distintamente, permitindo a visão das informações corretas no momento certo para a melhor tomada de decisão? Entre em contato conosco,......

Voltar para Notícias